Nesta segunda parte falarei sobre as máquinas para malha. Este tipo de tecido tem uma característica que faz toda a diferença na hora de escolher com qual máquina costurá-lo: sua elasticidade! Isso mesmo, o tecido estica! E por esse motivo, nossa costurinha comum de máquina reta ou caseira tende a estourar quando o tecido é tensionado. Por conta desse detalhe, as costuras ideais para o mesmo são costuras também elásticas, ou em ponto corrente. Essas costuras se adaptarão à elasticidade do tecido e tensionarão junto com ele sem deixar o ponto estourar. Minha máquina reta caseira costura esse tipo de tecido? Sim! Costura, mas não é a máquina mais adequada pra isso. Algumas tem pontos que se adaptam bem e podem "quebrar um galho" se você não tiver as outras.
E quais máquinas fazem esse tipo de costura? Muito bem, temos algumas opções no mercado…umas mais em conta e outras nem tanto.
Vou apresentá-las:
Overlock semi-industrial:
Perfeita para costurar malhas e tecidos elásticos em seu fechamento. Se você olhar seu top de malha agora, ela será a costura da lateral. Faz apenas um tipo de ponto, tipo uma correntinha. Utiliza dois fios e uma linha, e vai cortando (refilando) a lateral da costura para que não fique nenhum pedacinho de tecido sobrando além dela. Ela pode ser mais rápida ou mais devagar de acordo com o tipo de motor escolhido – e isso também influencia em seu valor, quanto maior o motor, mais cara ela será. Para quem quer montar uma pequena confecção, ela atende perfeitamente quando utilizada com o motor grande. Vai costurar só pra você e sua família? Pode pegar ela com o motorzinho acoplado que, além de mais "lerdinha", ela ocupará muito menos espaço!
Colarete semi-industrial:
Novamente olhando para seu top de malha, essa máquina é quem faz a bainha. Ela faz do lado direito do tecido uma costura reta com agulha dupla (ou tripla) e do lado avesso um entrelaçado entre elas e o fio. Utiliza duas linhas e um fio, possui motor integrado e é bem lentinha. Elas permitem parafusar uma peça que dobra o tecido para a passagem de viés de várias larguras (basta adquirir separadamente os aparelhos).
Essas duas máquinas são as mais comuns e mais em conta do mercado. É mais fácil encontrá-las pela internet para comprar.
Mas existem outras que são de plástico, leves, compactas e portáteis. São elas as Ultralocks e as Galoneiras. As principais marcas que as disponibilizam no mercado são: Singer, Janome e Brother (que, na minha opinião, lideram o mercado de máquinas…pode comprar qualquer uma delas que vai estar bem servido).
O que as diferencia dessas aqui acima são basicamente esses pontos:
1. Estética – elas são maiores, porém mais leves e mais bonitas que as chinesas. E são ligeiramente mais lentas também.
2. Funções – possuem de 4 a 6 pontos diferentes, podendo facilmente ajustar tamanhos e larguras de pontos para fazer costuras e acabamentos diferenciados
3. Preço – elas são um bocado mais caras. A faixa de preço dessas passa de mil reais cada uma, sendo mais que o dobro das outras.
4. Transporte – são portáteis. As semi-industriais são de ferro, o que as deixa bem mais pesadas. Essas sendo de plástico, ficam mais frágeis, mas facilitam o transporte.
Ultralock: faz a costura em corrente cortando o tecido, assim como a overlock. A diferença aqui é que você pode fazer além da costura normal outros pontos similares: uma costurinha com o ponto pequeno e juntinho pra substituir uma bainha, ou fazer um ponto franzido e ainda utilizar duas linhas e dois fios, para reforçar com uma costura reta no meio.
Tem dessa das marcas: Singer, Brother e Janome.
Comments